Para que serve um artigo científico? E um projeto de pesquisa é utilizado para o que?
Compreender a diferença entre os trabalhos exigidos por programas de pesquisa é necessária para que os esforços sejam direcionados da melhor forma, objetivando as leituras e o raciocínio crítico para aproveitar o formato final utilizado com o resultado de sua pesquisa.
Para isso, descrevemos abaixo as principais características destes dois instrumentos da pesquisa, que são complementares e não conflitantes, como alguns podem vir a pensar.
Projeto de pesquisa compreende toda a etapa de planejamento que se pretende seguir durante a pesquisa. É descrito por GIL (2002, p.19) como o documento que deve
“especificar os objetivos da pesquisa, apresentar a justificativa de sua realização, definir a modalidade de pesquisa e determinar os procedimentos de coleta e análise de dados. Deve, ainda, esclarecer acerca do cronograma a ser seguido no desenvolvimento da pesquisa e proporcionar a indicação dos recursos humanos, financeiros e materiais necessários para assegurar o êxito da pesquisa.”
Geralmente você faz projeto quando vai tratar de pesquisas que precisem ser levadas a um comitê de ética, tendo que submeter à Plataforma Brasil.
Depois de submetido e aceito, você vai coletar os dados; elaborar tabelas; tirar os resultados; e fazer a discussão. Podendo escrever tudo em um ARTIGO. Com a conclusão no final. Você pode aproveitar a introdução do projeto, e fará a metodologia, agora, contando como você FEZ.
Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p.2), uma definição para artigo científico é a
“publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
Assim, como o próprio nome indica, trata-se de um texto onde o objetivo é apresentar resultados de uma pesquisa. Portanto, ele relata os resultados originais de um estudo, publicando sua contribuição para aquele ramo da ciência específico, em revistas científicas (periódicos) ou encaminhando para eventos, a fim de propagar as descobertas nele contidas.
Assim, você pode escrever sobre algo que tenha interesse ou seja relevante para sua formação e publicar o artigo em um congresso e/ou revista ao qual foi submetido, desde que seja aceito pelo. Algumas revistas acadêmicas, para aluno de graduação e até mesmo mestrado, só aceita submissões em conjunto com um orientador. Quando se trata de anais de eventos científicos o artigo não possui a necessidade de um orientador.
—
Resolveu escrever? Precisa de orientações? Entre em contato! Podemos ajudar a direcionar seu artigo da melhor forma e facilitar o processo de submissão para a publicação de seu material científico.
Deixe um comentário