Bibliografia – Ergonomia

imagem.dll

A Moda-vestuário e a Ergonomia do Hemiplégico
Autor: Grave, Maria de Fátima
Editora: Escrituras

Como a moda-vestuário pode contribuir para minorar o desconforto do hemiplégico, dada sua condição física? Trata-se de um duplo problema: primeiro, de ergonomia, pois o hemiplégico tende a desenvolver uma atrofia do lado comprometido que, na maioria das vezes, está paralisado e gera repercussões de postura no lado sadio.


imagem-1.dll

Design Ergonomia Emoção
Autor: Montalvão, Cláudia; Damazio, Vera
Editora: Mauad

O recente encontro do Design e da Ergonomia com a Emoção e seu caráter interdisciplinar é o tema deste livro. Nele, o leitor encontrará trabalhos recentemente apresentados por pesquisadores brasileiros em importantes eventos internacionais e perspectivas variadas sobre este novo e promissor campo reconhecido como “Design Emocional”.


imagem-2.dll

Ergonomia Prática – 3ª Ed. 2012
Autor: Dul, Jan
Editora: Edgard Blucher

Este livro é um dos maiores sucessos mundias em ergonomia, fornecendo referência rápida e segura sobre sistemas de trabalho, postos de trabalho e antropométrica.


imagem-3.dll

Ergonomia – Projeto e Produção 2ª Edição
Autor: Iida, Itiro
Editora: Edgard Blucher

Esta obra foi amplamente aceita desde a sua publicação inicial, tendo sido adotada como livro-texto em muitos cursos universitários de graduação e pós-graduação. Para esta nova edição, o autor fez revisão e atualização completas do seu conteúdo. O livro é destinado aos estudantes que tomam primeiro contato com a ergonomia, não se exigindo conhecimentos anteriores em outras ciências como a anatomia, fisiologia, psicologia ou estatística. Como o próprio título indica, pode ser útil aos profissionais de projeto, como os engenheiros, arquitetos e designers. Além disso, apresenta conhecimentos valiosos para aqueles que planejam e gerenciam recursos humanos no trabalho.


imagem-4.dll

Ergonomia do Objeto – Sistema Técnico de Leitura Ergonômica – 2ª Ed.
Autor: Filho, Joao Gomes
Editora: Escrituras

Explorando um conceito relativamente recente, mas de grande potencial teórico, o autor reúne noções de leitura ergonômica de objetos e projeto nas áreas do Design de Produto, Gráfico, Moda, Ambiente, Arquitetura e respectivas interfaces recíprocas. De modo prático e didático, Ergonomia do objeto define e exemplifica este sistema técnico de leitura, que tem como objetivo adequar os objetos aos seres vivos, no que se refere à segurança, ao conforto e à eficácia no uso. São apresentados estudos sobre numerosos e diversificados produtos, fundamentados num sistema técnico de leitura inserido no que o autor convencionou denominar de “cultura ergonômica”. Como em seu trabalho anterior, o autor demonstra uma grande maturidade profissional, abordando o tema Design com autonomia e competência e propondo um sistema de leitura em que sobressaem a clareza e a simplicidade, podendo ser aplicado em qualquer área do conhecimento que envolva a confiança de objetos. A amplitude das possibilidades de aplicação do sistema proposto está em sintonia com algumas das características mais marcantes do mundo contemporâneo, em que a tônica se situa nas relações interdisciplinares. Como em Gestalt do objeto, o esforço de criação é lastreado em uma prática pessoal rica, os exemplos novos e dirigidos garantem ampla demonstração de aplicabilidade do sistema de leitura. Áreas como as do design, das artes visuais, das imagens, em grande parte relacionadas a novas tecnologias, principalmente a digital, sempre estiveram muito associadas a uma leitura emocional que gerava apenas discursos individuais. O grande mérito do autor é o de alçar-se acima de tais leituras idiossincráticas, abrindo caminho para uma análise científica de tais áreas, integrando harmoniosamente arte e ciência.


Mesmo não estando ganhando nada, no site da Livraria Saraiva é possível encontrar todos os livros e outros importantes sobre o tema.

Deixe um comentário